Notícias com credibilidade
Todos achamos saber a diferença entre opinião, publicidade e notícias.
Mas como podemos realmente distinguir?
Quem somos
The Trust Project desenvolve padrões de transparência que ajudam as pessoas a avaliar a qualidade e a credibilidade do jornalismo. Esses padrões são adotados por veículos noticiosos através de um consórcio internacional liderado pela premiada jornalista Sally Lehrman.
No Brasil, o Projeto Credibilidade é realizado através de uma parceria entre o Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) e o Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), sob coordenação dos jornalistas Francisco Rolfsen Belda, presidente do Projor e docente da Unesp, e Angela Pimenta, diretora de operações do Projor.
O que fazemos
O projeto tem dois objetivos principais: refletir sobre a fragmentação da narrativa noticiosa no meio digital e desenvolver ferramentas e técnicas para identificar e promover um jornalismo confiável e de qualidade na internet, distinguindo-o do ruído.
O que são os indicadores de credibilidade?
O sistema de indicadores de credibilidade é uma série de declarações padronizadas sobre os princípios éticos e de conduta seguidos por organizações noticiosas. Eles incluem protocolos de apuração e edição e o histórico profissional de jornalistas que estão por trás das notícias.
Líderes de diversas organizações noticiosas de diferentes países colaboraram para criar o sistema de indicadores, a partir de entrevistas realizadas ao longo de dois anos com usuários nos EUA e na Europa.
Esses indicadores fornecem padrões consistentes que auxiliam também mecanismos de pesquisa e plataformas de mídia social a distinguir notícias de qualidade.
Os parceiros tecnológicos externos do projeto incluem Google, Facebook e Bing.
Para saber mais, acesse o Manual da Credibilidade.
No segundo semestre de 2020, o Projeto Credibilidade conta com a parceria institucional da Abraji e com os seguintes veículos parceiros.
Membros brasileiros do Trust Project:
Veículos em fase de implementação do MVP:
Amazônia Real, A Gazeta, GaúchaZH, JOTA, Jornal do Commercio, Ponte Jornalismo e UOL
Parceria institucional
PARCERIA
FINANCIAMENTO


