© 2017 Projeto Credibilidade

The Trust Project

Esta página reproduz a apresentação do site institucional The Trust Project, sediado no Centro Markkula de Ética Aplicada, da Universidade de Santa Clara, nos Estados Unidos. Para conhecer os indicadores, protótipos, projetos, pilotos, textos e outros conteúdos relacionados ao projeto original, visite o website www.thetrustproject.org.

No ambiente digital contemporâneo, é difícil distinguir o jornalismo de alta qualidade de conteúdos promocionais ou até mesmo de notícias falsas. O projeto investiga como o jornalismo pode se destacar nesse cenário caótico e expressar sua credibilidade. Dessa forma, ele visa também facilitar a tarefa de encontrar notícias de qualidade tanto pelo público quanto pelas plataformas de distribuição de notícias. The Trust Project combate as notícias falsas, os chamados filtros bolha e os filtros pop-up.

O projeto elabora estratégias digitais tangíveis para atender à premissa básica do jornalismo: servir a sociedade com relatos verdadeiros, inteligentes e compreensíveis de ideias e eventos. Tiramos proveito de nossa localização no coração do Vale do Silício para conceber tecnologias que possam evidenciar reportagens confiáveis – precisas, transparentes e inclusivas – de modo integrado às práticas, ferramentas e plataformas de notícias.

O consórcio de 70 veículos de comunicação e instituições inclui os seguintes participantes:  AJ+ (Al Jazeera), American Press Institute, Bay Area Newsgroup, Center for Investigative Reporting, First Look, Google, Maynard Institute, The McClatchy Company, Mother Jones, The New York Times, Poynter, La Stampa, Toronto Globe & Mail, Vox.com, The Washington Post e Zeit Online

 

Fundador do site craigslist, Craig Newmark foi o financiador inicial do projeto, como parte da Trustworthy Journalism Initiative da craigconnects. O Google contribui financeiramente com o projeto, que também é apoiado pela Fundação Markkula.

Acima, uma mesa redonda do Trust Project na SCU. À direita, em sentido horário, imagens do hackathon em Londres em dezembro de 2016. Fotos: The Trust Project

No vídeo abaixo, Craig Newmark explica a importância do projeto: