Projeto Credibilidade

Capítulo brasileiro The Trust Project
credibilidade.org | thetrustproject.org

© 2019 Projeto Credibilidade

  • Facebook
  • YouTube

Notícias com Credibilidade

Como distinguir o jornalismo de alta qualidade de conteúdos promocionais ou até mesmo de desinformação?

QUEM SOMOS

No Brasil, o Projeto Credibilidade é realizado através  de uma parceria entre o Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) e o Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (PPGMiT), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), sob coordenação dos jornalistas Angela Pimenta, presidente do Projor, e Francisco Rolfsen Belda, docente e vice-coordenador do curso de doutorado do PPGMiT.

O QUE FAZEMOS

O projeto tem dois objetivos principais: refletir sobre a fragmentação da narrativa noticiosa no ambiente digital e desenvolver ferramentas e técnicas para identificar e promover um jornalismo digital confiável e de qualidade.

 

É do interesse do jornalismo de qualidade diferenciar-se do ruído. Tais estratégias visam permitir que jornalismo cumpra seu papel prioritário: servir a sociedade produzindo uma narrativa verdadeira, inteligente e completa sobre ideias e eventos.

O que são os indicadores de credibilidade?


A partir de consultas a editores e veículos jornalísticos internacionais, The Trust Project elaborou uma lista priorizando oito indicadores de credibilidade.

 

Com base neles, equipes internacionais que participaram de eventos do projeto em Nova York e Londres, em 2016, elaboram, respectivamente, protótipos e programas de código aberto que poderão nortear o desenvolvimento de soluções capazes de distinguir o jornalismo de qualidade na internet.

 

O Projeto Credibilidade irá replicar esse método de trabalho com o consórcio brasileiro. 

Para uma descrição detalhada, acesse o Manual da Credibilidade.

Acesse o Manual da Credibilidade

O Manual integra o projeto Grande Pequena Imprensa, idealizado em 2013 por Alberto Dines, fundador do Projor e do Observatório da Imprensa, para capacitar veículos da imprensa regional e local. 

O Projeto Credibilidade conta com um consórcio de mídia formado por 17 entidades, incluindo jornais, revistas, agências de checagem e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).

 

Os membros do consórcio são:

Como funciona o projeto?

De forma colaborativa, o processo de trabalho do Credibilidade inclui o levantamento de dados e o envolvimento de lideranças e entidades ligadas ao jornalismo.

Ferramentas
e técnicas:
UX, CMS, busca

Workshops: ideação, esboços

Design days: protótipos

Testes com integrantes do consórcio

Diagnóstico de necessidades e valores: usuários e jornalistas

PARCERIA

FINANCIAMENTO
CONSÓRCIO DE MÍDIA

FINANCIAMENTO
EDUCAÇÃO MIDIÁTICA